Objetivo: sobrevivência no mercado.
Marcar presença no mundo digital se tornou obrigação.
Coloque-se no lugar do seu cliente: você compraria de uma empresa que tem um website MAIS OU MENOS ou que não possui um website? Estar presente na internet 24 horas e fortalecer a sua marca gerando confiança através de
bons conteúdos, layout moderno e responsivo (adaptado para smartphones e tablets) se tornou uma ferramenta básica de negócio.
A ideia do site é servir como uma vitrine sem fronteiras para que você possa divulgar os seus produtos e serviços. Assim, você pode atingir bons resultados não apenas no ambiente físico, mas também no ambiente virtual.
Com um site responsivo, é possível que você conquiste clientes em potencial que estão longe do seu estabelecimento. Ao criar uma plataforma para sua empresa na Internet, você pode ampliar o seu público-alvo, ainda mais com um site responsivo, ou seja, um site adaptável para qualquer tipo de dispositivo. Afinal, uma simples pesquisa no Google poderá fazer com que o usuário se torne um cliente fidelizado, tanto por desktop quanto por smartphone.
A comodidade que um design responsivo traz tanto para a empresa quanto para seus clientes aumenta significativamente o engajamento, cria uma relação de maior confiança com sua audiência e fomenta as compras em qualquer situação, no caso de um e-commerce.
Confira duas das principais vantagens para o seu negócio, em ter um site responsivo:
Melhor ranqueamento do Google: quando fazemos uma busca qualquer no Google, vemos que aparecem links no topo e na direta da página de resultados. Mas tais links só aparecem porque eles têm um bom rankeamento. E um dos critérios de maior peso utilizado pelo Google para rankear os sites é o fato de serem responsivos;
Maior direcionamento através das redes sociais: segundo pesquisa do E-Marketer, 93% dos usuários de redes sociais do Brasil as acessam através de dispositivos móveis. Assim, nesta navegação é muito provável que eles se deparem com um link ou anúncio de seu site, sendo que uma experiência de navegação agradável é fundamental nestes casos.
E no caso de um e-commerce, ter um site compatível com as plataformas móveis significa colocar à disposição do seu cliente um site de fácil manuseio, que se adapte a tela do smartphone, informações bem colocadas e distribuídas. Ou seja, é tornar a tentativa de comprar usando o celular tão fácil quanto seria em um computador. Isso, porque a tendência é que o cliente que compra uma vez no celular e gosta da experiência volte a comprar outras vezes.
Além disso, existem pessoas que só navegam na internet usando o celular, portanto não se adaptar é perder um nicho de mercado gigantesco que só tende a se expandir.