Somos uma agência que trabalha HOME OFFICE desde o dia da sua fundação e por isso podemos afirmar: somos experts no assunto.
Afinal de contas, para nós, não faz muito sentido uma agência digital trabalhar de forma física, enfrentar trânsito para chegar ao escritório, gastar recursos desnecessários, fazer reuniões que poderiam ser e-mails, etc.
E sabe que isso nos beneficiou, e muito?
A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo é libertadora. A flexibilidade de horários da equipe faz com que todos se sintam mais leves. Trabalhando com mais amor e menos restrições, temos certeza de que somos mais produtivos.
Mas chega de blá blá blá. Aqui seguem nossas dicas pra você que, de uma hora pra outra, se viu obrigado a trabalhar home office:
1. Use a tecnologia a seu favor. Existem infinitos recursos de compartilhamento de arquivos, aplicativos para reuniões e organização de tarefas. Aqui na ADA, usamos o Google Drive para armazenar e compartilhar arquivos, o Kamban para organizar tarefas (além dos bons e velhos post-it e agenda), o Zoom para reuniões e conferências online e, obviamente, o WhatsApp para a comunicação mais próxima e rápida.
2. Você pode flexibilizar seus horários (caso sua empresa permita), mas não esqueça de cumprir prazos. Aqui na ADA, não importa se você é mais produtivo pela manhã ou se prefere passar as madrugadas trabalhando. O importante é entregar tudo bonitinho e no capricho dentro do prazo combinado com o cliente.
3. Organize seu dia e estabeleça metas de uma forma visível. Não importa qual plataforma ou meio você vai utilizar (Canva, Trello, agenda…) saiba exatamente o que você deve fazer durante o dia, e deixe suas tarefas expostas também de forma visual, para que nada caia no esquecimento.
4. Quer trabalhar de pijama? Isso não afeta sua produtividade? Então tá tudo bem! A premissa é estar confortável. Esqueça o salto alto e o batom, o gel no cabelo e a gravata (a não ser que você tenha uma vídeo chamada com um cliente).
5. Saia do quarto. Acordar, trabalhar e anoitecer no mesmo ambiente pode, sim, afetar sua produtividade. Não importa se for uma mesa ou escrivaninha, o importante é: fora da cama!
6. Assim como no trabalho convencional, faça pausas. Tome um café, abra as janelas, respire profundamente, alongue-se. Pequenas pausas são importantes para descansar a mente.
7. Foco no trabalho. Evite distrações e conversas paralelas com a família enquanto estiver focado. O filme e sua série favorita podem esperar. Esteja ciente das suas responsabilidades e mantenha suas prioridades de forma clara.
Trabalhar home office é mais fácil e mais eficiente do que você imagina! Tem alguma dica para contribuir? Comente aqui!