Analise o cenário: pandemia mundial, choque econômico, quarentena e isolamento social.
Como tudo isso pode afetar de forma irreversível o comportamento do consumidor?
1. O isolamento social fez as lojas fecharem e o consumidor se vê obrigado a fazer compras através da internet. Muitos dos que ainda tinham algum receio em comprar online, estão se arriscando e desbravando esse mundo (finalmente).
2. Desta forma, inicia a corrida pelos preços. Com as lojas vazias e sites cheios (mesmo na inconstância financeira) a competitividade e a busca pelo melhor preço aumenta. As lojas virtuais precisam estar ainda mais atrativas, avaliando concorrentes e reestruturando suas campanhas comerciais. Segundo a CNBC, a demanda cresceu tanto que Amazon, Walmart e Instacart alertaram sobre possíveis atrasos e indisponibilidade do delivery expresso (no mesmo dia) ou no dia seguinte à compra.
3. Shoppings e centros comerciais em queda. Os grandes centros perdem força num momento em que a população evita ao máximo grandes aglomerações.
4. Uma outra pesquisa, realizada pelo instituto Nielsen, identificou picos de crescimento nas vendas de produtos alimentícios de alta duração nos Estados Unidos após o início das contaminações em grande escala. Isso sem falar na alta procura por produtos de higiene. Há uma possibilidade do consumidor começar a comprar em maior escala e frequentar menos o supermercado. Atacados futuramente se benificiarão disso. O mercado de bens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos está em baixa devido ao receio do consumidor em relação à instabilidade econômica.
5. Apesar do isolamento, nunca antes a redes sociais e plataformas de streaming estiveram tão abarrotadas. Ampliou-se o catálogo de filmes e séries, assim como a demanda de conteúdo fornecido nas redes sociais através de publicações, vídeos e lives.
E você? Tem algo a acrescentar? Qual a sua opinião diante disso tudo?