
Live da resultado de verdade?
15 de outubro de 2021De todas as perguntas que eu faço quando atendo um novo cliente, de todas as perguntas de um novo briefing respondido, percebo que esta é a mais desconcertante. É aquela pergunta em que o cliente trava e a equipe cala. Alguns, com medo do certo ou errado. A maioria porque simplesmente nunca pensou nisso. Mas talvez seja esta a pergunta mais importante para qualquer início de projeto (e de negócio).
E se você está pensando que a essência de qualquer empresa com fins lucrativos é ganhar dinheiro, perdeu pontos (e clientes).
A essência é tudo aquilo que realmente move toda a engrenagem da empresa e a forma como ela é percebida de fora, pelos seus clientes e comunidade; e de dentro, pelos seus funcionários e diretores. Para descobrir a essência é preciso olhar com atenção genuína para tudo o que a empresa é para tudo o que ela faz em prol do SER HUMANO. Para isto, esqueça o velho marketing tradicional e abra a mente para o marketing humanizado, aquele que tem como base servir, integrar e cooperar.
“A essência da empresa está relacionada com a maneira como as pessoas sentem e se apropriam do espírito de realizar algo em conjunto. É praticamente como um ideal particular, só que sonhado e realizado junto, em prol de alguma razão social” (ELOS 360).
Se você está começando seu negócio agora, pense no cerne do seu negócio e das soluções reais que você quer entregar para o seu cliente. Sua essência será deu guia para qualquer decisão importante. Se você já tem empresa há longa data, vale repensar diariamente a respeito da sua contribuição. Em época de pandemia, por exemplo, sua empresa está parada ou você continua promovendo algo de bom para você, seus funcionários e comunidade?
Aproveite esta oportunidade para imergir no seu negócio e redescobrir os ideiais e valores mais intrínsecos em você.