De todas as perguntas que eu faço quando atendo um novo cliente, de todas as perguntas de um novo briefing respondido, percebo que esta é a mais desconcertante. É aquela pergunta em que o cliente trava e a equipe cala. Alguns, com medo do certo ou errado. A maioria porque simplesmente nunca pensou nisso. Mas talvez seja esta a pergunta mais importante para qualquer início de projeto (e de negócio).
E se você está pensando que a essência de qualquer empresa com fins lucrativos é ganhar dinheiro, perdeu pontos (e clientes).
A essência é tudo aquilo que realmente move toda a engrenagem da empresa e a forma como ela é percebida de fora, pelos seus clientes e comunidade; e de dentro, pelos seus funcionários e diretores. Para descobrir a essência é preciso olhar com atenção genuína para tudo o que a empresa é para tudo o que ela faz em prol do SER HUMANO. Para isto, esqueça o velho marketing tradicional e abra a mente para o marketing humanizado, aquele que tem como base servir, integrar e cooperar.
“A essência da empresa está relacionada com a maneira como as pessoas sentem e se apropriam do espírito de realizar algo em conjunto. É praticamente como um ideal particular, só que sonhado e realizado junto, em prol de alguma razão social” (ELOS 360).
Se você está começando seu negócio agora, pense no cerne do seu negócio e das soluções reais que você quer entregar para o seu cliente. Sua essência será deu guia para qualquer decisão importante. Se você já tem empresa há longa data, vale repensar diariamente a respeito da sua contribuição. Em época de pandemia, por exemplo, sua empresa está parada ou você continua promovendo algo de bom para você, seus funcionários e comunidade?
Aproveite esta oportunidade para imergir no seu negócio e redescobrir os ideiais e valores mais intrínsecos em você.